ALBRECHT Durer






ALBRECHT Durer (1471-1528) poderá ter sido o fundador do Grand Tour. Será? Bem, para Payo (2009), tudo indica que sim. Vamos então pensar um pouco.

Foi em 1490 que Durer partiu para o “ano de bacharel” alemão, ou seja:





E assim, durante um ano Durer, financiado pelos pais, visitou vários lugares. Em contrapartida, quando retornasse teria que se casar.

Pois é, naquela época enquanto os filhos viajavam, os pais negociavam um casamento. Isso me faz entender que: essa viagem era mesmo uma despedida de solteiro! Não é?! Ui! Voltar e ser obrigado a casar...talvez até alguns não voltassem! Isso me lembrou o nosso casamento matuto e a imagem clássica do Maurício de Sousa:





Mas voltando à Europa e ao Grand Tour, Durer deixou apontamentos em seus diários que nos mostram como aconteciam as suas deslocações. Como também, revelam pormenores do deslocamento, aqueles detalhes da viagem que acabam se tornando os mais interessantes como a proximidade com outras personalidades e a afetividade de Durer (Payo, 2009). 

Para saber mais, vale consultar a tese teórico-prática de Doutoramento em Desenho de Miguel San Payo. Lá podemos entender melhor sobre os álbuns de viagem, a partir de outros grandes artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), e mais especificamente, Domingos António de Sequeira (1768-1837). 

Abaixo algumas imagens feitas por Durer durante suas viagens.


View of the Arco Valley in the Tyrol, 1495, Aquarela, Albrecht Durer
The city of Trento, 1495, Albrecht Durer


Postagens mais visitadas