As paisagens românticas de Darren ALMOND

Alguns artistas viajantes esforçam-se em reinfundir o glamour das viagens de outrora, ocasionalmente desenham paralelos entre suas próprias viagens e as viagens dos românticos. Dentre esses, destacamos o artista britânico contemporâneo Darren ALMOND que através da fotografia com longas exposições  elabora  paisagens dignas dos pintores românticos do século XIX. 




Na série intitulada Fullmoon, ALMOND deixa aberto o seu olho de pintor romântico. Sim! A nossa associação é inevitável diante das fotografias das paisagens remotas. Seja da ilha de Rügen, no Mar Báltico ou as Montanhas Huangshan, no leste da China as imagens nos seduzem pelo assombro despertado pelos lugares inacessíveis e saliências perigosas reveladas em suas fotografias.


Série Fullmoon, China, Darren Almond, 2009.
https://www.prixpictet.com/portfolios/earth-shortlist/darren-almond/fullmoonthe-north-sea/


Essas imagens nos recordam as cenas alpinas, montanhosas e as paisagens marinhas dos pintores românticos como JMW Turner (1775-1851), Caspar David Friedrich (1774-1840) e Albert Bierstadt (1830-1902), como podemos observar abaixo as semelhanças.



Morning in tne Mountains, Caspar David Friedrich, 1822-1823.
 
Fonte: https://www.caspardavidfriedrich.org/the-complete-works.html?pageno=1



O curioso desse trabalho do ALMOND é que as suas incursões fotográficas para produzir a série Fullmoon foram realizadas na penumbra da noite. Primorosamente o equipamento é montado e programado para resistir à longas exposições. Assim as câmeras lentamente capturam as paisagens, sempre com a guarda do artista que preza pela qualidade calcada da luz em suas imagens. Isso podemos comprovar pelo zelo do fotógrafo que ficaram nas imagens.


Série Fullmoon, China, Darren Almond, 2008.
https://www.prixpictet.com/portfolios/earth-shortlist/darren-almond/fullmoonli/



https://www.artsy.net/artist/darren-almond?page=1&sort=-partner_updated_at

Postagens mais visitadas