O tratado da viagem em Sebastiano del PIOMBO.


 © The Trustees of British Museum. 

 

O pintor veneziano Sebastiano Luciani (1485-1547) ficou mais conhecido como Sebastiano del PIOMBO, devido sua nomeação para o cargo de Guardião do Selo Papal ou PIOMBO.


 ©National Gallery of Art - Washington, US.


A pintura "Cardeal Bandinello Sauli, seu secretário e dois geógrafos" de 1516 é um dos primeiros retratos de grupo italiano. Essa pintura a óleo mostra uma cena fechada do cardeal Bandinello Sauli (1481-1518) sentado com três homens. 



Pormenor ©National Gallery of Art - Washington, US.

A imagem com um manuscrito geográfico aberto sobre a mesa, além de acenar para o nosso tema "artistas viajantes", também dá unicidade para a obra. O elemento parece ser um livro aberto num mapa. Pode-se identificar ilhas devido às manchas de aguarelas flutuando no mar e anotações em letras cursivas nas cores preto e vermelho. 


Pormenor ©National Gallery of Art - Washington, US.


A mão do cientista e secretário do cardeal, Giovanni Maria Cattaneo está pousada sobre o livro, seu olhar é para o historiador Paolo Giovio (1483-1552). Esse último está com o dedo em riste e a boca aberta sugerindo uma discussão sobre o assunto do livro, talvez o percurso de uma viagem para o cardeal. 



Pormenor ©National Gallery of Art - Washington, US.



No lugar de protagonista, o Cardeal espera que os dois cheguem numa conclusão, enquanto isso escuta o cochicho de outro homem (Daves, 1982).


Nessa pintura, PIOMBO assinala a importância dos livros para o conhecimento sobre as distâncias através de mapas. Assim imagem pictórica remete para um possível tratado de viagem ou “recetáculo de mobilidade” (Kim, 2014).

 




Para saber mais detalhes sobre essa obra, poderá encontrar em:
Daves, Chales. (1982). Um appunto per Sebastiano del Piombo ritratista. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz. V. 26 n. 3 p.383-388
Kim, David Young (2014). The travelling artist in the italian renaissance. Yale University Press.

Postagens mais visitadas