As diferenças socioculturais entre visitantes e visitados a partir da obra Gondola-Gondole de Luis Ángel López DIEZMA

Na obra Gondola-Gondole (2010) o artista espanhol Luis Ángel López DIEZMA aponta para um debate antigo no contexto do turismo: as diferenças socioculturais entre visitantes e visitados. A imagem é fruto da ação performativa “Cenerentola” quando o artista, vestido da personagem Cinderela, viaja para Veneza e se deixa fotografar em várias situações que lembram o papel da mulher na sociedade.



Source: Centella (2014: 78). 


 A imagem é um díptico montada com duas fotografias diferentes. Na foto do lado esquerdo, pode-se ver a princesa (o artista) que está misturada entre pessoas comuns da cidade, a imagem da gôndola continua na imagem colada, mas com uma cena diferente: dois turistas confortavelmente sentados e um bandoleiro com traje típico.  

A intenção do artista, além de apontar para discussões sobre gênero, revela também os impactos do turismo na sociedade. "Gôndola-Gondole" espoleta a discussão para os impactos provocados pelo turismo na sociedade pós-moderna e os contributos da expressividade do artista viajante para a composição de ideias que podem despertar discussões sobre a compreensão da viagem de lazer (Lobo, 2023).


Para saber mais: ART, HISTORY AND TOURISM


Postagens mais visitadas