Animais em viagem por PAOLA PIVI

Paola Pivi na Perrotin Gallery Perrotin, Nova Iorque, 2019. Fonte:https://wwd.com/eye/people/paola-pivi-baby-gang-bears-perrotin-1203116487/ 


A artista italiana Paola PIVI é conhecida por suas obras divertidas e surpreendentes. Ela adora brincar com a nossa percepção, criando performances incríveis com animais em situações inusitadas. À primeira vista, parece que as fotos são montagens feitas no computador, mas acredite, não são! 




A artista multimédia leva os animais para viajar pelo mundo, de Paris ao Alasca, fotografando-os em ambientes totalmente diferentes dos seus habitats naturais. E assim como qualquer turista, os animais são clicados em poses divertidas e inesperadas.



Untitled (donkey), 2003. Paola Pivi. Fonte: 
https://www.perrotin.com/artists/Paola_Pivi/10/untitled-donkey/8840


As imagens de um burro a ser transportado em um barco ou peixinhos dentro de um avião para Hong Kong, podem ser um convite para refletir sobre a experiência humana de viajar e buscar conhecimento em outras culturas. Ao transportar animais para ambientes inesperados, criando imagens que nos fazem questionar nossas próprias limitações e os sacrifícios que fazemos para expandir nossos horizontes.

 
I am flying to Hong Kong, 2009. Paola Pivi. Fonte: https://www.perrotin.com/artists/Paola_Pivi/10/i-am-flying-to-hong-kong/17324 


E claro, que não podia faltar a foto na Torre Eifel, a foto obrigatória de todo turista contemporâneo. A Torre Eiffel representa o clichê turístico, o ponto de referência que todos conhecem. Ao colocar animais em um local tão icônico, Pivi subverte essa expectativa, criando um contraste entre o familiar e o surpreendente. É como se os cavalos dissessem: "Sim, estamos aqui no ponto turístico mais famoso do mundo!"

"Yee-Haw", 2015. Photography by Hugo Glendinning. Fonte: https://www.perrotin.com/artists/Paola_Pivi/10/yee-haw/1000009156 


Ao viajar, buscamos entender outras culturas e, através dessa lente, refletir sobre a nossa própria. As imagens podem ser interpretadas como uma metáfora para essa busca: os animais, deslocados de seus ambientes, representam nossa própria estranheza e curiosidade diante do desconhecido.

Para saber mais:






Postagens mais visitadas